quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Futebol: Curiosidades no Pan-Americano


O Pan-americano traz esse ano 41 modalidades disputadas, mas a paixão nacional acaba mesmo ganhando atenções e holofotes. O futebol é um dos esportes mais esperados da competição, tanto com a equipe masculina quando a feminina. Na sua 16ª edição, os jogos Pan-americanos acumulam curiosidades interessantes sobre o esporte.
- O Pan foi disputado pela primeira vez no ano de 1951, em Buenos Aires, Argentina, mas a seleção brasileira de futebol só teve sua primeira participação no ano de 1959, em Chicago e conquistou a medalha de prata.
- O primeiro outro brasileiro no futebol aconteceu em 1963, quando São Paulo foi sede dos jogos. O primeiro ouro fora de casa foi em 1975. No total, a equipe masculina já conquistou 7 medalhas.
- O país mais medalhista no futebol é nossa arquirrival, Argentina. Os vizinhos acumulam 6 ouros, 1 prata e 3 bronzes.
- A maior goleada no Pan-americano é também a maior goleada da seleção brasileira. O placar de 14×0 em cima da Nicarágua completou 36 anos. O recorde aconteceu no dia 17 de outubro de 1975, coincidentemente na edição sediada no México.
- Vários foram os campeões mundiais que já participaram dos jogos Pan-americanos, como por exemplo, Gerson, Carlos Alberto Torres, Jairzinho, Taffarel, Ricardo Rocha e Raí.
- O torneio feminino só foi incluído na competição em 1999. Apenas 3 edições contam com seleções femininas. As americanas foram as primeiras campeãs, depois disso, o Brasil foi bicampeão.
- A maior goleada feminina é brasileira, 10×0 sobre o Equador e aconteceu na edição de 2007, no Rio de Janeiro.
- Esse ano, 12 seleções disputam o futebol, mas apenas 4 países possuem equipes no feminino e masculino: Brasil, Argentina, Costa Rica e México.

Parabéns à nossa querida seleçao o// \\o
Créditos: Centauro Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário